terça-feira, 22 de junho de 2010

Carros Elétricos

Olá , estava lendo algumas matérias sobre carros elétricos e gostei muito dessa escrita por Adriano Senkevics onde ele escreve :

"Os automóveis são um dos grandes vilões do meio ambiente, tanto pela emissão de poluentes que geram problemas respiratórios e ilhas de calor nas cidades, quanto pela, numa escala maior, “contribuição civil” ao aquecimento global.

Os carros movidos à gasolina – a maioria, por sinal – exigem extração de petróleo e o processamento até que ele seja queimado no motor. O petróleo é um recurso não-renovável e altamente poluente. Está claro que este modelo é insustentável.

A alternativa, que já não é mais novidade, são os carros a álcool, que embora o cultivo da matéria-prima neutralize a emissão de gases, exige grandes espaços para a plantação de cana ou, no atual caso do biodiesel, mamona, soja etc.

Aí que surge o carro elétrico, idéia já posta em prática como teste e ainda com muitos obstáculos. Shai Agassi, criador da empresa Better Place, acredita que o problema que leva a não popularização dos carros elétricos é a falta de um sistema eficiente de recarga de bateria.

Ao levar seu projeto para o mundo, conseguiu apoio de Shimon Peres, o presidente de Israel, que prometeu incentivar o consumidor cortando impostos para a aquisição de carros elétricos. Este imposto será de 10%, enquanto que o imposto para carros tradicionais é de 79%.

Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, aceitou produzir um protótipo do carro elétrico. Com o apoio do magnata israelense Idam Ofer e outros investidores, a obra pôde ser financiada.

O projeto consiste em o dono do veículo assinar com a Better Place um contrato de prestação de serviços. O proprietário paga uma taxa mensal à empresa correspondente ao número de recargas de bateria, que permite rodar uma quantidade determinada de quilômetros.

As recargas podem ser realizadas em locais públicos, como estacionamentos, ou em postos especializados que trocariam baterias gastas por conjuntos recarregados. O projeto, portanto, funciona como um serviço de celular, onde os créditos dependem do plano que você adquiriu.

O carro elétrico tem a vantagem de não poluir (nem precisa de escapamento) e é silencioso. O obstáculo maior é desenvolver baterias de baixo custo que possuam bastante carga. Até 2011, espera-se 100.000 destes carros circulando em Israel, com 500.000 postos de recarga e 200 postos de troca de bateria. Vamos ver até onde esta história chegará…"

(Fonte: Veja)

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